quarta-feira, 30 de março de 2011

Fast food.. Comer ou não comer, eis a questão ?!





Fast food.. Comer ou não comer, eis a questão ?!
Hoje em dia virou moda, chegar fim de semana e não ter aquela janta da mamãe. O recurso é procurar a primeira lanchonete mais próxima e comer um super “Fast-Food “ , ou ate mesmo saindo com a galera pra comer um pastel, hot dog, pizzas e etc... muito bom, um programinha divertido que virou rotina na vida dos brasileiros. Só que muitos não sabem o mal que isso pode causar, virando uma rotina. A questão, no entanto, não é comer ou não comer em Fast-Foods. O problema é a freqüência com que se recorre a esse tipo de alimentação. Os pratos servidos nesses locais satisfazem plenamente as necessidades diárias de energia, proteínas e lipídios; porém, deixam a desejar quando o assunto são nutrientes.

Por quê? Bem, ...
No Fast-Food, normalmente sobra:

* Gordura
Num Fast-Food, os pratos são, geralmente, frituras regadas a muita maionese e outros molhos. Esse excesso de gordura saturada na alimentação resulta em aumento da taxa de colesterol sangüíneo, que, por sua vez, pode causar o câncer de cólon, o entupimento das artérias, o enfarte e o derrame cerebral. É aconselhável, portanto, que pessoas obesas reavaliem se a freqüência com que estão consumindo esse tipo de alimento não está colocando em risco sua saúde.

* Sal
Além do sal já presente na maioria dos pratos, muitos costumam acrescentar ainda mostarda, ketchup e toda sorte de molhos. O resultado pode ser a hipertensão arterial: um dos fatores de risco para os cardiopatas.

* Açúcar
Geralmente o acompanhamento do prato é o refrigerante, o que só faz engordar. Além disso, refrigerantes podem provocar cáries.

E faltam:

* Vitaminas
Estas substâncias orgânicas têm por função promover e manter o bom equilíbrio vital (visão acurada, formação de células do sangue, dos ossos e dos dentes, um bom ritmo cardíaco e convertem outros ingredientes em energia).
Como o corpo humano não é capaz de sintetizá-las, precisam ser ingeridas diariamente.

* Sais Minerais
São micronutrientes que contribuem para conservar e renovar os tecidos do corpo humano, excitar as células nervosas e desencadear bom número de reações químicas no organismo.

* Fibras
São importantes para o bom funcionamento do intestino e ajudam a reduzir o nível de colesterol no sangue.
Refeições de Fast-Foods geralmente são pobres em fibras, pois se utilizam pouco dos vegetais folhosos, das frutas com casca e dos cereais integrais. 
Vai continuar mantendo essa rotina ??? 

3 comentários:

  1. Essa questão é complicada, é muito importante debatê-la. parabéns pela iniciativa. ;)

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo apoio mariana ficamos felizes em compartilhas Blog dicas e informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho

    ResponderExcluir
  3. A maioria das pessoa não tem noção do quão mal faz essa rotina de "Fast-Food". Ótimo post

    ResponderExcluir

obrigado por opinar